A MARCHA DO SAL

A “Marcha do Sal” é uma desobediência civil que Mahatma Gandhi organizou e avisou ao Vice- Rei de Inglaterra que iria começar no dia 11 de Março de 1930, com o objectivo de mudar os Britânicos a não praticarem violência e verem o mal que estavam a fazer a Índia e para os deixarem a produzirem o seu próprio Sal.

A causa desta desobediência é o facto de os Indianos não poderem produzir o seu próprio Sal, mas sim apenas os Britânicos, o que acabava por prejudicava os mais pobres. A Marcha começou com setenta e oito participantes e a distância que teriam de percorrer era de124 milhas, o que levaria mais de 24 dias ate chegarem ao mar. A marcha foi aumentando a cada momento e juntaram-se milhares.

Quando chegaram ao mar, Gandhi foi o primeiro a colocar água na panela para se fazer Sal e depois foram os outros que ao todo foram cerca de 50.000. A multidão era tão grande que não facilitava os policiais de fazerem detenções. A prisão estava cheia com cerca de 60.000 mil presos, mas eles não praticavam nenhuma violência, porque tinham medo que o seu líder cancelasse a marcha.

Gandhi foi preso, mas o seu amigo Sr. Sarojini Naidu liderou os 2.500 manifestantes e os aconselhou a não resistirem a intervenção Policial. Eles continuaram com a marcha até serem detidos por 400 Policiais, mas eles não lutaram com a Policia. A prisão estava com cerca de 100.000 prisioneiros incluindo a maioria dos líderes.

Em 1931 o Vice – Rei Irwin chamou o Gandhi, eles assinaram um acordo no mês de Março  a desobediência civil foi cancelada, os prisioneiros foram libertados e a produção de Sal foi permitida na costa. Depois de alcançar este objectivo ele viajou para Londres para participar numa conferência de mesa redonda onde através da Rádio ele disse que a força não violenta é um modo mais consistente, humano e digno e discutindo relações com os britânicos, ele disse que ele não quis somente a independência, mas também a interdependência voluntária baseada no amor.

Http:  //www.wikipedia.com

REFLEXÃO

Gandhi e a Índia mostraram ao mundo que é possível alcançar a paz sem usar a violência para o conseguir. Os Hindus apesar de serem maltratados pela autoridade que eram em menor quantidade optaram pela não-violência o que saiu-lhes muito melhor.

Muitas pessoas e muitos países optaram pelo uso da força para alcançarem a paz e todos perderam tanto a nível material como humano.

A melhor maneira de vencer a guerra é usar a paz ou o não uso da violência.

Deixe um comentário