Olá,
Estou muito contente com a dinâmica do clube de leitura. É pena que alguns continuem de fora. Deixo o meu apelo para que participem activamente.
A linguagem dos posts melhorou bastante, mas precisam dar atenção à qualidade dos comentários. Para isso, podem adoptar os seguintes procedimentos: 1) ler o texto do post com cuidado (percebe-se quando se comenta sem ler); 2) reflectir sobre o que ele transmite (a mensagem) e sobre o que pensam desse conteúdo; 3) redigir o comentário, expondo essa opinião, i) com qualidade, ou seja, com conteúdo,informação e argumentos, não se limitando a frases como, gostei, achei interessante; e ii) como se estivessem a conversar com o autor e com educação e respeito; e, não menos importante, 4) rever o texto com cuidado e atenção.
Quanto a este último aspecto, e nos próximos post e comentários, gostaria que verificasse especialmente: i) a existência de frases sem sentido ou mal articulados entre si, ii) o uso dos mecanismos de coesão; iii) o uso do pronome –lhe; iii) a colocação dos clíticos; iv) adequação das palavras, evitando calão e gíria; v) o uso adequado das letras maiúsculas; e vi) erros ortográficos e de pontuação.
Para além de gramáticas e dicionários, podem consultar no Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões ou na Biblioteca o livro: BEGSTROM, Magnus e REIS, Neves. Prontuário Ortográfico e guia da língua portuguesa. Lisboa. Editorial Noticias. 1999.
Aproveito para chamar a vossa atenção para o plágio, fenómeno muito grave que consiste em apresentar o trabalho de outra pessoa como se fosse nosso. Para evitar este problema, pode-se usar os seguintes recursos: citação, resumo, paráfrase, perífrase e a referência (indicação da fonte de uma citação, paráfrase ou resumo). O resumo já foi trabalhado em LPII; citação e referência, também já devem ter trabalhado em Metodologia do Trabalho Científico. Nas próximas aulas, iremos trabalhar paráfrase e perífrase. Mas podem procurar na net e estudar pois há muito material sobre tudo isso.
Finalmente, uma palavrinha de agradecimento e de incentivo aos que nos visitaram e comentaram para que continuem, especialmente o Jorge Heleno.
Bom trabalho e bom fim-de-semana.
Amália de Melo Lopes
16. Junho. 2012