Comentário 3 – Professora

Olá,

     Estou muito contente com a dinâmica do clube de leitura. É pena que alguns continuem de fora. Deixo o meu apelo para que participem activamente.

     A linguagem dos posts melhorou bastante, mas precisam dar atenção à qualidade dos comentários. Para isso, podem adoptar os seguintes procedimentos: 1) ler o texto do post com cuidado (percebe-se quando se comenta sem ler); 2) reflectir sobre o que ele transmite (a mensagem) e sobre o que pensam desse conteúdo; 3) redigir o comentário, expondo essa opinião, i) com qualidade, ou seja, com conteúdo,informação e argumentos, não se limitando a frases como, gostei, achei interessante; e ii) como se estivessem a conversar com o autor e com educação e respeito; e, não menos importante, 4) rever o texto com cuidado e atenção.

     Quanto a este último aspecto, e nos próximos post e comentários, gostaria que verificasse especialmente: i) a existência de frases sem sentido ou mal articulados entre si, ii) o uso dos mecanismos de coesão; iii) o uso do pronome –lhe; iii) a colocação dos clíticos; iv) adequação das palavras, evitando calão e gíria; v) o uso adequado das letras maiúsculas; e vi) erros ortográficos e de pontuação.

Para além de gramáticas e dicionários, podem consultar no Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões ou na Biblioteca o livro: BEGSTROM, Magnus e REIS, Neves. Prontuário Ortográfico e guia da língua portuguesa. Lisboa. Editorial Noticias. 1999.

     Aproveito para chamar a vossa atenção para o plágio, fenómeno muito grave que consiste em apresentar o trabalho de outra pessoa como se fosse nosso. Para evitar este problema, pode-se usar os seguintes recursos: citação, resumo, paráfrase, perífrase e a referência (indicação da fonte de uma citação, paráfrase ou resumo). O resumo já foi trabalhado em LPII; citação e referência, também já devem ter trabalhado em Metodologia do Trabalho Científico. Nas próximas aulas, iremos trabalhar paráfrase e perífrase. Mas podem procurar na net e estudar pois há muito material sobre tudo isso.

     Finalmente, uma palavrinha de agradecimento e de incentivo aos que nos visitaram e comentaram para que continuem, especialmente o Jorge Heleno.

     Bom trabalho e bom fim-de-semana.

 Amália de Melo Lopes

 16. Junho. 2012

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s