Comentário

“A sociedade está a mercê do compadre. E se há poder que possa contrabalançar alguma vez, em dadas conjunturas, o poder do compadre, esse poder é unicamente o da comadre.

A aptidão provada, a capacidade, o talento, o trabalho, a firmeza no dever, a tenacidade no estudo, a mais alta compreensão e o mais rigoroso cumprimento da solidariedade da honra – palavras, palavras, unicamente palavras! Na esfera dos factos, na ordem prática, possível, real compadrice – eis tudo”.

Ramalho  Ortigão

    Esse excerto de Ramalho Ortigão tem como assunto o apadrinhamento e o tema é o poder que o apadrinhamento tem na sociedade. O autor argumenta a favor da tese  ” A sociedade está a mercê do compadre”.

    É de teor expositivo argumentativo e nele o autor defende que, teoricamente, para se desempenhar certas funções na sociedade são necessárias certas competências e aptidões, mas na prática a sociedade rege-se pelas regras da amizade.

    O autor justifica a sua tese com argumentos claros e objectivos: “A aptidão aprovada, a capacidade, o talento, […], palavras, unicamente palavras. Na espera dos factos, na ordem prática, possível real compadrice- eis tudo”

    Ele usa alguns termos que ilustram a tese como, por exemplo, compadrice, compadre e comadre, que significam uma relação de amizade ou parentesco.

    Concordamos com o autor do texto, porque hoje em dia o que mais se nota nas sociedades, de um modo geral, é o apadrinhamento, principalmente nas instituições públicas. Por exemplo, anuncia-se concursos exigindo determinadas competências, requisitos, mas na prática não funciona: há sempre quem tem um padrinho que o ajuda a conseguir o cargo.

 Autores:  Ana Lina Vieira, Carla Martins e Irna Andrade

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s