Projecto Escrita Criativa
1. Funcionamento
1) Escolha do género textual
2) Opções quanto a categorias do género escolhido: elementos e condições necessárias
3) Redacção colectiva da sinopse
4) Redacção colectiva da Introdução: Como começa a história? Que personagens? Onde estão? O que estão a fazer?
5) Organograma (breve sinopse das sequências)
6) Redacção das sequências narrativas e descritivas
i) Redacção em pequenos grupos
ii) Leitura na aula para revisão/reformulação
iii) Publicação
2. Opções tomadas
- Género: novela
- Narrador: não participante, omnisciente, focalização interna e externa
- Personagens:
- Esboço actancial: Cf. sinopse
- Caracterização: a fazer ao longo do desenvolvimento
- Espaço: Achadinha Baixo, Praia (sem prejuízo de outros)
- Tempo: da infância à idade adulta dos personagens principais
- Discurso: 3ª pessoa; discurso directo, indirecto e indirecto livre; monólogo; descritivo e narrativo
- História (sinopse: Duas crianças, Catarina e Diogo vivem na Achadinha Baixo, Praia. São colegas e muito amigos. Com o passar do tempo, separam-se e estão numa relação com outras pessoas. Por uma circunstância qualquer, reencontram-se e apaixonam-se um pelo outro. Os respectivos namorados, Luísa e Guilherme fazem de tudo para impedir o namoro. Mas Júlia, irmã do Diogo a melhor amiga da Catarina ajuda-os na concretização do seu maior desejo: ficarem juntos.
- Título: em discussão
- Trabalho envolvido:
- Leitura de FLORIDO, Maria Beatriz./SILVA, Maria Emilia e FONSECA, Joaquim. D. Análise da comunicação. Estilística e análise textual. Elementos de história da língua. Porto. Porto Editora. 1981. Pp. 80-128
- Discussão para tomada de decisões
- Redacção deste texto
Concluído em: 30 Abril 2012
Anúncios