Isilda de Pina Andrade

Biobibliografia do autor
António Alçada Baptista nasceu em 1927 na Covilhã e morreu a 7 de Dezembro de 2008 em Lisboa. Ele é licenciado em direito, esteve ligado ao jornalismo e à edição.
Publicou o seu primeiro livro de reflexão peregrinação interior I em 1971, e em 1982 publicou a obra peregrinação interior II. Mais tarde veio publicar as obras como: O tempo nas palavras, Conversas com Marcelo Caetano, Os Nós e os laços, Catarina, Tia Susana Meu Amor entre outros.

Resumo da obra
Título: Tia Susana, Meu Amor
Autor: António Alçada Baptista

O livro que acabei de apresentar relata o sentimento absoluto de um jovem pela sua tia. É escrito de uma forma sedutora que deixa o leitor cada vez mais prazeroso a ler.

Encontra-se dividido em três partes: Na primeira parte o narrador fala de uma história acontecida com o doutor Júlio Fernandes da Silva e a sua mulher, uma história que abarca a morte dos dois.

A segunda parte, apresenta o tema central do livro, ali o jovem depois de ter ficado órfão e do seu tio Gaudêncio ter morrido, foi morar com a tia Susana que era a esposa do Gaudêncio. Ela arrumou-lhe um quarto bem junto dela e todas as manhãs quando o jovem acordava, via a tia a ler um livro, ali ele aproveitava e ia ao pé dela sempre que levantava da cama. A tia por gostar muito do jovem ao vê-lo, colocava o livro em cima da mesa, dando-lhe a sua especial atenção. A tia durante a vida ensinou-lhe as lições da vida e ainda contou-lhe as histórias da sua própria vida que ninguém mais iria saber senão ele.

O jovem recebia muito carinho e conselhos da tia. Daí ele a considerava uma mulher diferente das outras pelas suas características. Era pois uma senhora muito afável, meiga e de bom coração.

Já na terceira parte da narrativa mostra a decifração do mistério, do suposto homicídio da Dona Elisa pelo seu marido.

►A lição que pude tirar dessa história é que devemos ser sempre afáveis e dar atenção especial a quem necessitar.

Publicado em 09/05/13 por Jassica Fernandes
Post de leitura nº1

 

Título: Romance do 25 de Abril

Autor: João Pedro Mésseder

Biobibliografia do autor

João Pedro Mésseder nasceu no Porto no ano de 1957, fez estudos universitários;

● Exerceu funções de docente

● Publicou diversos títulos de poesia dos quais se destaca:  Eulucidário de youkali, seguido de ordem Alfabética, em 2006; De que cor é o desejo? 2ª edição 2002;Versos em Recursos 2ª edição 2001;

● O g é um gato ennoscado 2003; Breviário do sol 2002 e Breviário da água 2004.

Resumo da obra

O livro que eu li fala-se de um menino chamado Portugal. Era submetido à ordem dos senhores sobretudo Salazar e Caetano, sofria muitas dificuldades, não tinha acesso à escola. Então ele quase homem começou a lutar por uma vida melhor e pela liberdade.

Juntou com os seus  amigos e fizeram greves, protestos mas foram torturados e muitos dos que diziam” vejam bem não estamos sós!”foram mortos. Mesmo assim continuou a batalha até que um dia acabou por derrubar primeiro o Salazar e depois o Caetano e conseguiu vencer.

Lição que pude tirar desta obra – nunca devemos desistir dos nossos sonhos, devemos sempre ter força e coragem para enfrentar os problemas coma qual deparamos porque lutando conguimos sair vencidos.

Postado em 04/06/13, por Jassica Fernandes

Post nº 2

Autor da obra: Germano Almeida

 Título: Os Dois Irmãos

Abril 2000- 2ª edição

Biobibliografia do autor


Germano de Almeida nasceu na ilha da Boavista, Cabo Verde, em 1945. Licenciou-se em Direito em Lisboa e exerce actualmente advocacia na cidade do Mindelo. Estreou-se como contista no início da década de 80, colaborando na revista Ponto & Vírgula. A sua obra de ficção representa uma nova etapa na rica história literária de Cabo Verde. Está publicada em Portugal pela Caminho e começa a despertar interesse no estrangeiro, nomeadamente o romance O Testamento do Senhor Napumoceno da Silva Araújo, do qual vários países compraram os direitos, encontrando-se já publicado no Brasil, na Itália e França. O filme de baseado nesta obra (O Testamento do Senhor Napumoceno) foi recentemente galardoado com o 1º Prémio do Festival de Cinema Latino-Americano de Gramado, no Brasil; foi igualmente distinguido com os prémios para o melhor filme e melhor actor no 8º Festival Internacional Cinematográfico de Assunción, no Paraguai.

Resumo do livro

Os Dois Irmãos

O livro que eu li narra a estória de dois irmãos: o João e o André.

O André foi condenado pelo facto de ter matado o irmão. O motivo do homicídio foi a traição do João com a sua  mulher Maria Joana.Pois ele (o João), na  ausência do André, mantinha a relação amorosa com a esposa dele e que por falta de precaução o pai ficou a saber e espalhou o boato para a aldeia adentro.

O pai por conseguinte foi ouvido no tribunal porque foi considerado  cúmplice do filho pois incitou-lhe a cometer o crime, uma vez que ele pavoroso pronunciou uma frase”o teu irmão é um desnaturado, faz com ele  o que entenderes ”.

Postado em 26/06/13, por Jassica Fernandes

Post nº 3

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s