Linete Da Conceição Gomes Moreno

O livro que eu li é uma novela de António Aurélio Gonçalves intitulado “Recaída” é um tema da decadência familiar que tem uma herança alcoólica.

Marcelino Oliveira Delgado (Xalino) é filho do senhor Pedrinho de Oliveira Delgado. Eram de uma família de usavam álcool por excesso, mesmo no meio onde viviam o uso de álcool era excessivo.

Xalino tinha um amigo que chamava Toi sempre tentava fugir da sua convivência, mas não conseguia e retomava pela sua camaradagem e faziam pagodes. Quando ele começava a beber dizia a si mesmo “tomo o primeiro Cálice”. Continua na conversa e não conseguia controlar quantos cálices tomou.

Pai dele Nhô Pedrinho Delgado embora não se encontrava bem de saúde, sempre roubava no armário da cozinha um cálice de aguardente. Certo dia o Doutor Adalberto Feireira Nobre foi visita-lo e disse lhe que não deve usar bebidas alcoólicas, após as sucessivas consultas o senhor Delgado ofereceu um cálice ao doutor garantindo lhe que ele não ia tomar mas que o filho o acompanharia.

O senhor Delgado sentia se cada vez mais adoentado, no seu último dia de vida disse ao filho “não tenho nada para o dar mas vou dar te um conselho álcool é bom, mas devias deixa lo para trás porque está a acabar com os Oliveira Delgado. Naquele mesmo dia o senhor Delgado faleceu.

Xalino não conformava com a morte do pai, não pensava em nada que não seja as lembranças do pai, levava a sua vida sempre angustiada. Alguns dias depois o Toi foi fazer lhe uma visita e encontrou o em crise de saudades e de pessimismo. Logo Xalino começou a falar do falecido e Toi disse lhe que não deve ficar preso ao passado porque a morte faz parte da vida e que ele não está a fazer nenhum esforço para sair da tristeza.

Pouco a pouco Xalino começou a sair de casa á tarde, ao passear pela rua uma mulher de pé a uma porta conversa com ele, mas ele desconhecia a, continuando o seu passeio veio a lembrança do pai e ele volta para a casa . No regresso para a casa ele encontra com uma senhora que clamava Hermínia e tiveram uma longa conversa, ao longo da conversa Hermínia bruscamente aflora do assunto para uma pergunta confidencial e disse “senhor Xalino, o senhor ainda vive com Iuca?”E o Xalino disse lhe que estão separados. Logo ela mostra se muito interessada pelo Xalino e pergunta o novamente “o senhor é capaz de gostar de mim?”Xalino não responde e quer ir embora, Hermínia disse lhe que ela é de boa família e que Iuca não é melhor do que ela e muitas outras coisas ao respeito da Iuca.

Impressão
Antes de eu ler este livro, ao olhar para o titulo e vi Recaída pensei que fosse alguma recaída amorosa ou seja um reencontro com antigos amores. Mas depois da leitura vi que era uma recaída alcoólica.

Postado em 20/04/13, por Jassica Fernandes
Post de leitura nº1

Sorte de mulher da autora Cármen Rico-Godoy

O livro que eu li relata as aventuras de Ana Leonor, uma decoradora de sucesso que vivia obcecada pelos números (eram números premiados da lotaria) só que este dom tornou a vida de Ana Leonor um inferno principalmente o seu casamento e a sua saúde, a única coisa de bom foi a riqueza.

Ela era casada com Miguel e ele era advogado, tinham um filho de sete anos e chamava David. Certo dia saíram por um jantar e quando regressarem para casa descobriram que tinham esquecido a chave. Ana e o marido tiveram uma discussão na rua até ao ponto que decidiram dormir num hotel, mas eles dormiram em hotéis diferentes porque Ana queria ir para Sheraton e o Miguel para Ritz.

Devido aquela discussão o Miguel fugiu de casa e não deu nem sequer uma pista, passando alguns dias Ana começou a preocupar com ausência do marido e a preocupar com as despesas da casa, porque ganhava pouco e sozinha não conseguia pagar as despesas. Certo dia decidiu telefonar sua sogra dona Helena e perguntar notícias do Miguel, sua sogra era muito perigosa, fingia que não sabia da ausência do filho. Ana ficou nervosa e desligou o telefone e ao desligar o telefone partiu a unha, sentia uma dor muito forte que não distinguia se era dor da unha ou do coração.

Ana continuou preocupada com a sua situação financeira, e decidiu jogar lotarias, pois estava na pior até ao ponto de hospedar na casa dos vizinhos. No dia em que ela regressou para sua casa recebeu um telefonema do Miguel e ele disse a que vai voltar para casa. Ele chegou num sábado que era dia do aniversário do David. Ele levou a família por um jantar tentando agrada-los fingindo que nada tinha acontecido.

Dias depois saiu o sorteio da lotaria e Ana foi sorteada. Somente o filho sabia do sucedido, ela sentia se mal sendo milionária. Foi numa loja fazer compras todos pensaram que ela era uma empregada a mando do patrão. Com isso ela ficou a imaginar coisas inexistentes que levou a consultar um psiquiatra (Vladimiro Silva), ao longo das suas conversas o psiquiatra descobriu que o problema dela era acertar em jogos de lotarias.

No regresso para casa ela atropela um cego e o cego quis denuncia-la e ela prometeu que se não a denunciasse acertaria uma lotaria a ela e o cego aceitou a proposta.

Impressão
Antes de eu ler este livro só ao ver pelo título «Sorte de Mulher» pensei que tratava as grandes aventuras da mulher. Uma mulher que não passou por nenhumas dificuldades na vida.

Postado em 20/04/13, por Jassica Fernandes
Post de leitura nº2

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s