DEBATE (Síntese Informativa)

 

  • Definição
  •  debater é discutir um determinado tema, não forçosamente para chegar a um consenso, mas seguindo a máxima “Da discussão nasce a luz”
  • Debater é confrontar o nosso ponto de vista com o de outro
  •  Debater é apresentar argumentos, articulá-los a partir dos argumentos do outro

 Exige que se saiba:

  •  Expor  ideias com clareza
  • Precisar as ideias  para evitar mal-entendidos;  explicar (dizer de forma a ser entendido; esclarecere justificar (apresentar as razões; dizer por que motivo);
  • Corrigir o que não ficou claro ou que não traduz o que se pensa
  • Apresentar dados convincentes e tangíveis por todos
  • Provar as afirmações com  exemplos
  • Concordar ou discordar
  • Persuadir
  • Tomar a palavra, tentar mantê-la, recuperá-la
  • Modalizar, minimizar

 

  • É indispensável
  •   Argumentar:
    • Ouvindo os outros  atentamente
    • Tentar compreender o interlocutor
    • Detectar os pontos positivos e negativos dessa intervenção
    • Distinguir na sua exposição esses dois aspectos
    • Refutar os aspectos negativos

Seguir as seguintes regras de participação:

  • Não dizer o que se sabe ou acredita ser falso ou para o qual não se tenha provas suficientes (Máx. Qualidade)
  • Dizer só o necessário (Máx. Quantidade)
  • Dizer só o que é adequado ao assunto (Máx. Relevância)
  • Falar de modo claro, i.é, ordenado, e breve, sem ambiguidades (Máx. Modo)
  • Ser polido (Máx. Polidez)
  • Respeitar os princípios que regulam a tomada de palavra
  • Respeitar as inscrições
  • Não monopolizar a palavra

PAPEL DO COORDENADOR

  •  Introduzir o debate: apresentar os objectivos, o tema, os intervenientes, papel do moderador e dos participantes, regras (modo e tempo de tomada de palavra, possibilidade de diálogo, interpelações, etc.)
  • Abrir a discussão sem impaciência, mas com firmeza, destacando  os aspectos mais controversos ou polémicos510 minutos)
  • Regular as intervenções
  • Dirigir, centrar o debate
  • Relançar a discussão
  • Reformular as intervenções, clarificando-as e reenviando ao grupo as opiniões expressas, sem dar as suas opiniões pessoais e sem influenciar o grupo
  • Assegurar a boa circulação das ideias
  • Favorecer a permuta de opiniões
  • Dar a palavra a todos, sem forçar um ou outro participante
  • Fazer oportunamente o ponto da situação, suscitando  tomadas de posição, conclusões,  decisões
  • Concluir o debate, apresentando  a síntese final

 PAPEL DO ADJUNTO

  •  Apoiar o coordenador
  • Fazer as inscrições

PAPEL DO SECRETÁRIO

  •  Registar as intervenções dos debatedores
  • Redigir a acta

PAPEL DOS OBSERVADORES

  •  Observar o desenrolar da sessão para avaliar a participação de todos a nível do:

Falar, ouvir, estar

AVALIAÇÃO

Aptidão básica: falar

Objectivos

Indicadores de aprendizagem

  • participar em debates:

–          intervir

–          moderar/animar

  • ouve   com atenção as intervenções dos   parceiros/ toma notas/reelabora   sobre  as mesmas
  • apresenta ideias
  • comenta pontos de vista diferentes sobre o mesmo problema
  • justifica afirmações
  • argumenta
  • ilustra com exemplos
  • respeita inscrições/ tempo/ regras de      participação

 

  • apresenta o debate (tema, intervenientes, …)
  • regula as intervenções
  • dirige, centra o debate
  • relança a discussão
  • clarifica intervenções
  • suscita tomadas de posição, conclusões,     decisões
  • conclui o debate

 

Bibliografia:

AMOR, Emília (1993) Didáctica do Português- Fundamentos e Metodologia Lisboa. Texto Editora, pág. 52, 80-81;

MOREIRA, A.M.L. 1992). Trabalhos Dirigidos de Português 2. Lisboa. Didáctica Editora.

SILVA, M.A.L.S. (1986) Iniciação à Comunicação Oral e Escrita. Lisboa. Editorial Presença. págs. 25- 26 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s