Analina Ramos Rocha

Obra: “Pais brilhantes, Professores fascinantes”. Autor: Augusto Jorge Cury. Editora: Sextante, 15ª edição, Rio de Janeiro, 2003.

Augusto Jorge Cury é psiquiatra, cientista, director da Academia de Inteligência e autor de vários livros como: Você é Insubstituível, Inteligência Multifocal, análise de Inteligência de Cristo, Dez Leis para Ser Feliz, entre outros.

Nesta obra o autor mostra a sua preocupação com a educação actual: “A educação mundial passa por uma crise sem precedentes. Há esperança? Sim!”

Ele define educar como sendo: “semear sabedoria e colher com paciência; acreditar na vida; é ter esperança no futuro”. O mesmo diz que “formar crianças e adolescentes sociáveis, felizes, livres e empreendedores é um belo desafio nos dias de hoje.

A solidão nunca esteve tão presente que os pais escondem seus sentimentos dos filhos e estes por sua vez não mostram as suas lágrimas, que os professores ficam atrás do giz. Na nossa rotina há stresse e ansiedade. Todos se preocupam com a multiplicação e produção de conhecimento mas as novas gerações são formadas só para repetirem as informações. É preciso estimar crianças e jovens e cultivar emoções e diversificar a inteligência. As pessoas não mostram o seu mundo, fecham –se nele e não comentem as suas experiências más ou boas.

A seguir o autor sugere que se adquira hábitos dos pais brilhantes e professores fascinantes, que se conhece os 7 pecados capitais dos Educadores, os 5 papéis da Memória Humana, que se aprenda a construir a Escola dos Nossos Sonhos e no fim deixa um conselho através da história a história da grande Torre.

Gostei muito de ler este livro porque apresenta situações reais, nos dá ferramentas que nos ajude a driblar os problemas que possam surgir no seio familiar ou na comunidade educativa, nos incentiva a investir na educação e seremos perseverantes apesar dos problemas. Recomendo a sua leitura à todos os pais e educadores, visto que retrata assuntos actuais e imprescindíveis na nossa sociedade.

Anúncios

One thought on “Analina Ramos Rocha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s