José Andrade

Li um livro de Dennis Constante, intitulado – Rastafaraismos – Origens – Uma filosofia Africana Negada . Editions Parentheses, 13360 Roquevaire, França.
O livro fala-nos de uma corrente filosófica Africana, surgida mais precisamente na Etiópia, mas, que ao longo dos tempos foi-se expandindo, acabando por chegar à Jamaica, onde devido a vários factores, nomeadamente a existência de guetos acabou por enraizar e desenvolver. Ganhando assim proporções internacionais no final dos anos sessenta ao associar-se a musica reggae, que também ela estava fase de amadurecimento. Tendo como precursor Marcus Garvey e Bob Marley o seu principal divulgador.
Essa corrente filosófica tinha como fundamento o amor ao próximo, à união entre os povos e como a maioria dos movimentos filosóficos da década de sessenta ela tinha como principal objetivo a emancipação dos negros com a criação de uma terra prometida.
Ela suportou diversos partidos políticos na Jamaica, governando o país por diversos anos, terminando sempre numa revolução dos guetos contra o poder político instalado em nome do rastafaraismo.
Durante a leitura acabei por descobrir que o movimento “rastafaraismo” que conhecemos hoje, não tem nada haver com o verdadeiro fenômeno dos anos sessenta. Ela abarca uma filosofia muito mais bem elaborada e organizada e com muito fundamento e raciocino. Também, que ela foi distorcida e negada em proveito de uma elite econômica que durante muitos anos explorou a classe trabalhadora jamaicana em proveito próprio.
Um livro que vale a pena ser ler. Ele nos oferece uma viagem ao continente Africano, suas gentes, sua historia, suas lutas de classes, sua musica e muito mais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s