Jamais sem a minha filha

Li um livro de Betty Mahmoody, intitulado, JAMAIS, SEM A MINHA FILHA, baseado numa historia verídica.

A jovem escritora, que também oferece o seu nome ao personagem principal, é uma mulher que leva uma vida tranquila, como qualquer outra mulher Americana. Um dia ela conhece um jovem Iraniano, pelo qual ela apaixonou-se, de onde veio a nascer o casamento e mais tarde uma filha.

Anos mais tarde e depois de muita insistência, ela decide acompanhá-lo numas férias ao seu país natal, o Irão. O que era previsto ser uma curta viagem de turismo, veio a transformar num pesadelo.

Influenciado pelos familiares, o marido decide de não regressar e obriga a mulher a ficar com ele, usando métodos que vão piorando a cada dia. Chegando mesmo a tranca-la dentro de casa, bate-la e muito mais outras injurias. Transformando assim, a sua vida num autentico inferno.

Num país em plena guerra, onde ela não conhece ninguém  e nem muito menos fala o dialeto local, vê-se numa prisão. Ela enfrenta um dilema. Ela poderá partir.  O seu marido permitiria, mas sem a filha pequena. E ela não queria abandona-la num país, onde a religião é o maior opressor das mulheres.

Numa batalha heroica, ela descobre um homem que o ajuda a partir, fugindo pelas perigosas montanhas que faz fronteira com a Turquia.

Regressando assim, ela e a sua família aos Estados Unidos.

 

Um livro, que vale a pena ler. É uma longa historia que nos faz viajar a uma cultura totalmente diferente da nossa.

Fiquei com uma impressão, totalmente diferente da palavra, que tanto usamos hoje em dia, “globalização”. O livro desfez-me o conceito de globalidade que eu tinha do mundo. Com tantas diferenças culturais, o mundo parece-me mais, com uma colcha de retalhos, em vez, do que insistimos em apelidá-lo, aldeia global.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s