Keila de Jesus A. Correia

Título da obra – “ A moreninha”, de Joaquim Manuel de Machado.
Acabei de fazer uma viagem longa e gostosa da colecção ler é aprender, cujo titulo da obra é A moreninha de Joaquim M. machado dividida em 23 capítulos todos interligados entre si. A moreninha foi o primeiro livro da literatura brasileira a alcançar um significado êxito do público e é um dos marcos do romantismo nos pais em seus primórdios.
Joaquim Manuel de machado nasceu na cidade do rio de Janeiro em 1820. Formou-se em medicina, entretanto nunca exerceu a profissão. Desde muito jovem, dedicou se ao jornalismo, veio a falecer em 1882 na mesma cidade onde nasceu.
A história da moreninha gira em torno de uma aposta feita por quatro estudantes da medicina da cidade de rio de Janeiro. Um deles, Augusto, é tido pelos amigos como namorador incorrigível. Ele próprio garante aos colegas ser incapaz de amar uma mulher por mais de três dias. Num certo dia um dos seus amigos filipe, o convida juntamente com mais dois companheiros, Fabrício e Leopoldo, a passarem o fim-de-semana em uma ilha na casa de sua avó, D. Ana. Ali estariam também duas primas e a irmã de Felipe, carolina, mais conhecida como “ Moreninha”.
Por causa da fama de namorador do colega, Felipe propõem-lhe um desafio: que se o Augusto naquele final de semana se envolver simultaneamente com alguma mulher por mínimo 15 dias, deverá escrever um romance no qual irá contar a história do seu primeiro amor duradouro. O Augusto garantiu que não correrá aquele risco, mas no final da obra ele estará de casamento marcado com a carolina e o seu romance estará quase pronto. Cujo titulo seria “ A Moreninha “.
Reflexão:
Gostei e gosto imenso dessa obra, pois ela retracta a vida dos estudantes universitários, as dificuldades, as extravagâncias, as festas, as apostas etc., e sendo eu também um estudante universitário, me senti muito próximo as personagens. Referindo ao assunto namoro isto me despertou muita atenção, pois permitiu me fizer uma pequena comparação daquela época onde a história ocorre em relação a minha época onde não indiferentes ao Augusto muito jovem actualmente são praticamente incapazes de amar uma mulher por mais de uma semana e quando acabam por se apaixonarem têm medo de enfrentar o amor.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s