Os Miseráveis (Gavrocha)

Os Miseráveis (Gavrocha)

 Este é terceiro capítulo do livro Os Miseráveis de Victor Hugo, um escritor Francês.

Gavrocha é segundo capítulo da obra onde trata de vários temas referentes a questão de morais trata também questões sentimentais e principalmente fala sobre injustiças sociais nos séculos 18 e 19.

Neste capítulo Mário marido de Cosseta acreditava que João havia matado o policial que o perseguia e também que roubara o empresário da fabrica, sem saber que o empresário era ele próprio só que com outro nome. Certo dia, Mário recebeu a visita do senhor Thenard que lhe contou a verdade. O policial havia sido morto pelo delegado e o senhor Madeleine era na verdade o senhor João. E contou-lhe principalmente que o senhor João havia salvado sua vida.

Ali Mário ficou tão arrependido por ter causado a dor entre a Cosseta e ao João, logo juntamente com a sua noiva eles foram para casa de João que estava doente já a um passo da morte.

No momento em que o Mário chegou, ele pediu-lhe perdão e João o perdoou. Cosseta e João como eles morriam de saudade de outro, não tinham sequer palavras, pois estavam longe há anos. Mais o amor dos dois era um amor sólido, João havia falado que sempre estava a vê-la mesmo que distante e que a saudade o separava e devorava, ele sentiu que estava a morrer e falava que não havia mais tempo para eles ficaram juntos, porque esta a ser chamado por Deus.

João no final de sua vida, paciente e libertado de seu rancor (ódio), perdoou e declarou a afeições reconhecidas para filha e Mário, principalmente do amor de ambos e ao próximo como a si mesmo. Ao morrer ele disse estava a ver um padre, e aquele padre que ele esteva a ver era o padre lhe que o ajudou e o acompanhava a sua vida que lhe auxiliou a uma vida destinta a ajudar os outro a ter sentimentos puros e nobres e a combater as injustiças sociais entre os outros mostrando que podemos transformar os nossos sentimentos negativos dando lugar a sentimentos positivos generosos e bondoso.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s