Maria de Jesus V. Mendes

Eu li o livro todo mas vou falar do capítulo III que retrata sobre algumas particularidades de morrer em Santiago.
A morte em Santiago tem uma cerimonia publica e certas pessoas fazem preparação durante a vida mesmo assim o santiaguense não conseguem aceitar a morte, sendo algo natural. O Santiago reage como uma criança quando perde os pais. O autor fala de algumas particularidades da morte em Santiago como: morte provocado ou “ bidjku” que é uma morte suspeitada, EX: acidente, traumatismo, morte natural ou esperado, que ocorre no seu devido tempo, preparação de cadáver-profunda estimação por parte dos parentes, familiares, amigos, vizinhos etc. Prática do choro, manifestação de sentimento e expressão de tristeza, anúncio da morte usualmente, o anúncio da morte faz-se na calada da noite no momento que se encontra silêncio, cortejo fúnebre que ocorre desde hospital ate depois do enterro do cadáver;” a morte dja korta” por exemplo se morrer duas pessoas do mesmo sexo tem que morrer um do sexo oposto para cortar a morte se for na mesma aldeia.

Reflexões
Sabemos que a morte é considerada como uma ameaça que estas sempre presentes entre os vivos em todas sociedades, então devem preparar todos os dias porque a morte não chama para avisar. Quando vem sempre leva.

One thought on “Maria de Jesus V. Mendes

  1. Achei este texto interessante na medida que a morte e uma coisa natural que existe desde que Deus criou o ser humano.Isto e depois que Adao e Eva cometeram o pecado comendo o fruto do saber.Portanto nao e so em Santiago mas sim em todas as sociedades.Entao aqueles que ja morreram,as suas familias lamentam muito porque a morte sempre leva a pessoa que mais gostamos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s