Maria Teresa M. de Pina

Olá, eu vou partilhar convosco a leitura de um livro de contos “E se amanhã o medo” do escritor angolano Ondjaki. O livro é composto por 20 contos e escolhi um destes cujo título é “A Filha da Sogra”, onde o autor conta de uma forma humorada a sua solidão de viver sem a sua mulher e consequentemente a sua felicidade de estar sem a sua sogra. Ele conta que não tinha nada contra as sogras dos outros, mas que tinha contra a sua e que tentava compreende-la devido ao amor que ele sentia pela filha dela, mas que depois da partida da sua mulher passou a odia-la ainda mais.
Ele fala que a sua mulher partiu mas que felizmente levou a mãe com ela e que sentia um grande alívio por viver sem ter a sua sogra por perto, que a sua vida parecia ter mais sentido na solidão do que escutar o ressonar e as constantes reclamações dela. Por fim ele conta que começou a sentir saudades da sogra devido a demasiada solidão, e que tudo de bom que ele tinha foi-se embora com ela, principalmente a sua mulher amada. E ele se questiona como estaria a sogra num túmulo silencioso, porque ela odiava o silêncio e que ele também não suportaria tanto silencio.

A minha apreciação: Achei este conto muito interessante porque ele nos mostra que muitas vezes reclamamos de pequenas coisas achando que elas são as piores do mundo, o que na verdade não são, e por isso acabamos por perder grandes momentos que a vida nos proporciona enquanto damos importância as coisas que talvez um diálogo poderia resolver. Por exemplo neste conto o autor mostra que não gostava da sua sogra por motivos insignificantes mas depois de perde-la viu que realmente se importava com ela, por isso devemos demostrar as pessoas o quanto elas são importantes em nossas vidas antes de perde-la e acabarmos por ficar só.

Maria Teresa Mendes de Pina.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s