Vera Helena M. Rosa

Ambição e ética

O texto que escolhi para partilhar é um artigo intitulado Ambição e ética que foi escrito pelo consultor de empresas e conferencista Stephen Kanitz.
Kanitz define ética como sendo tudo o que você pretende alcançar em sua vida, como as suas resoluções e seus sonhos e objectivos. Disse que de entre as ambições que se pode ter a mais pobre delas é ganhar muito dinheiro, isto porque dinheiro em si só não é objectivo mas sim um meio para alcança-los.
O autor do texto disse que a ambição não é nunca demais mas para que ela não o seja tem de andar sempre de mãos dadas com a ética, que segundo ele é tudo o que você não quer fazer na luta para conseguir os seus objectivos, como não roubar, não mentir, e nem pisar nos outros. Assim sendo a ética se define como os limites que você impõe na busca de sua ambição isto é um conjunto de princípios morais que se deve ter em conta nesta luta.
Ele disse que actualmente muitas pessoas se preocupam se os filhos não mostram ambição mas nem todos se preocupam se estes quebram a ética, também disse que muitas escolas ensinam aos pequenos que ajudar os outros é ético mais que isto porém não é ética é ambição, isto porque para ele ajudar os outros deveria ser um objectivo de vida de todos ou pelo menos da maioria.
Como tinha dito antes para o autor não tem nada demais em ser ambicioso desde que se defina desde cedo o comportamento ético, isto é não deve-se nunca violar a ética para satisfação pessoal em detrimento do colectivo.
Para concluir a sua reflecção o autor diz que antes de tomarmos qualquer decisão que tenhamos duvida se é ético ou não, devemos avaliar essa mesma acção praticada por uma outra pessoa. Se o condenarmos é porque não é ético, se o aprovamos e julgamos justo então, podemos seguir em frente.

Impressão:
A impressão que eu tive é que deve definir-se a nossa ética quanto antes possível e que a ambição não pode antecedê-la, mas sim é ela que tem de preceder à sua ambição. E que nem tudo o que se faz na luta pelas suas ambições é errado desde que para isso não tenhamos de violar a liberdade dos outros.
Vera Helena M. Rosa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s