Mornas Eram as Noites por Daniel Spínola

Partilha de Leitura – 26/04/13
“16 – Mornas Eram as Noites por Daniel Spínola” tirado do livro Cabo Verde – Insularidade e Literatura de Manuel Veiga

Descrição: Daniel Spínola considera a obra “Mornas Eram as Noites” de Dina Salústio como uma das poucas que marcaram o universo literário cabo-verdiano. Realça ainda que o que nos vemos realmente pode não ser o que parece ser. Ele reflecte que Dina descreve o abismo, a escuridão, a solidão nas personagens. A escolhida pela escritora foi a feminina como simbologia de prostituição, ninfa, indigência, lésbica etc. O autor caracteriza a escrita da escritora como uma “necessidade de utilizar a linguagem como veículo de comunicação” e uma escrita que “nos toca profundamente pela sensibilidade que desfila” no texto.
Dani Spinola considera Mornas Eram as Noites como contos moralistas do dia-a-dia que comunicam com todos com prazer, estética, força e doçura. Histórias tristes ou contentes, de vida ou de morte e de conversão, são contadas em versos, ou seja, poesia.

Moral: Lendo esta reflexão feita por Dani Spinola, pude perceber que não precisamos de “estilizar” um texto longo, uma obra literária longa para contar estórias ou vivências do quotidiano. Torna-se mais fácil, eficaz e esteticamente, digamos brilhante, fazer tudo isso em versos, ou seja em forma de poemas. Traduzir uma história que em prosa daria 50 páginas num verso que daria apenas 2 ou 3. Por um lado são curtos, alguns sem detalhes e outros não, mas serão certamente eficazes e compreensíveis para o leitor. Há quem compreenda versos melhor do que prosas.

António Cléber Amado Monteiro
LLC – Estudos Ingleses – 2º Ano – LP IV – 2012/2013

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s