“Cão como nós”

Eu escolhi partilhar o livro que tem como titulo “Cão como nós” do autor português Manuel Alegre. Eu vi um amigo com esse livro e pedi emprestado.

Nesse livro o autor conta a historia de um cão de nome Kurika da raça pagneul-breton que ele e a sua família adotou. Esse cão veio a ser muito amado pela família devido as suas características e as novas que adquiro durante a convivência com a família. Era independente, teimoso mas meigo e fiel, e era considerava-o como um membro da família. Mas Kurika tinha problemas de relacionamento com o seu dono porque, não aceitava a forma como ele o tratava, queria ser como um deles.

Kurika sempre dormia dentro de casa e um dia quando foram visitar os familiares na Águeda durante o natal, a mãe do narrador não queria que o cão ficasse dentro da casa durante a noite e pede que ele fosse levado para o canil. Passado três dias o cão não conseguia dormir, então o dono do cão pediu que deixassem o cão dormir dentro casa ou eles iam para um pensão. Só assim deixaram Kurika passar a noite dentro da casa.

O relacionamento entre eles melhora quando o narrador teve um problema de coração. O cão passa a escutar ou dono como se fosse uma pessoal.

Um dia a família sai de casa e deixa Kurika sozinho. Percebendo da ausência da família, Kurika fica desorientado e sai a procura deles e caba se perdendo. Dias depois ele é encontrado pela G.N.R e devolvido a família. Ele volta um pouco enfraquecido e doente, com o tempo ele morre e toda a família sente a falta dele.

 

Ler esse livro foi importante para mim porque me fez lembrar de um cão que a minha família teve, o Bill. Ele era como o Kurika, sempre acompanhava a minha família a onde quer que íamos, esteve sempre presente na vida da nossa família. Quando morreu vítima de atropelamento, toda a família chorou. Esses exemplos mostram que o cão é de facto o melhor amigo do homem e devem ser tratados como um membro da família.

Fábio João Barros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s