“O prazer da Leitura”- Rubem Alves

Nesta pequena passagem da internet o autor começa por dizer que Alfabetizar é ensinar a ler, de seguida define o Alfabeto como sendo conjunto de letras de uma língua, colocadas numa certa ordem.

Ele continua dizendo que aprende-se a ler aprendendo-se as letras do Alfabeto, primeiro as letras, depois juntando as letras, as sílabas que por último aparecem as palavras.

De seguida diz que a aprendizagem da música começa como percepção de uma totalidade e nunca com o conhecimento das partes, isto é, verdadeiro também sobre aprender a ler. Tudo começa quando a criança fica fascinada com as coisas maravilhosas que moram dentro do livro. São as letras, as sílabas e as palavras que fascinam. É a história. A aprendizagem da leitura começa antes da aprendizagem das letras: quando alguém lê e a criança escuta com prazer.

Ele ainda diz que todo o texto é uma partitura musical, que as palavras são as notas. Se aquele que lê é um artista, se ele domina a técnica, se ele desliza sobre as palavras, se ele está possuído pelo texto e que a beleza acontece.

Ele termina o texto dizendo que acontecerá com a leitura o mesmo que acontece com a música depois de termos sido tocados pela sua beleza, é impossível esquecer. A leitura é uma droga perigosa: vicia… e que se os jovens não gostam de ler a culpa não é deles, que foram forçados a aprender tantas coisas sobre os textos e que a gramática, usos da partícula “se”, dígrafos, encontros consonantais, análise sintáctica – que não houve tempo para serem iniciados na única coisa que importa: a beleza musical do texto. E a missão do professor? Acho que as escolas só terão realizado a sua missão se forem capazes de desenvolver nos alunos o prazer da leitura. O prazer da leitura é o pressuposto de tudo o mais. Quem gosta de ler tem nas mãos as chaves do mundo. Mas o que vejo a acontecer é o contrário. São raríssimos os casos de amor à leitura desenvolvido nas aulas de estudo formal da língua.

A moral da história é mostrar o lado positivo de uma pessoa que conhece o alfabeto e consequentemente a literatura. Conhecendo os alfabetos e lendo entramos automaticamente no mundo dos conhecimentos.

 

Nelcy Silva                                                                                                                            07/06/13

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s