“O VELHO SÁBIO E O JOVEM PRINCIPE”-José Régio

Havia um velho verdadeiramente sábio, que quis mudar-se para um ermo e ali, sozinho esperar que a morte venha a ter com ele. Ele foi viver numa gruta, tinha fogo para aquecer, os frutos da terra para se alimentar, de facto ele era feliz ali.

Numa tarde, estando ele à porta da sua gruta cozendo legumes, sentiu uma grande restolhada nos arbustos vizinhos, era um homem a cair a seus pés. Estava muito ferido e o e acabou por desfalecer diante do velho, que o levou para dentro da gruta e cuidou dele.

O jovem príncipe depois de ser muito bem tratado pelo velho acordou e como só estavam os dois ali tiveram uma longa conversa.

O jovem disse ao velho que era muito rico e que toda sua riqueza viria da herança recebida do pai que possuía uma boa quantia. O jovem por ser muito novo, disse precisar de alguém com experiência de vida para que o ajudasse a tomar conta de toda s a sua riqueza, e ofereceu ao velho parte da sua fortuna e uma vida bem confortável, com isso o velho se sentiu ofendido por não concordar com a proposta feito pelo jovem e recusou ir com ele.

No próximo dia o jovem sendo um pouco mais suave disse-lhe que se ele fosse com ele o daria o amor de um filho obediente, o velho um pouco mais satisfeito disse que ainda era pouco. E o príncipe fez a sua última proposta, disse-o que se fosse com ele, o velho teria a oportunidade de poder aproveitar a sua sabedoria, e com isso terminou a conversa nesse dia.

No dia seguinte quando levantaram o jovem perguntou-o qual a sua decisão e ele disse que iria com o príncipe, e assim termina a o conto.

________________________________________________________________

A moral da história e que uma pessoa mesmo sendo muito sábio, se não usar a sua sabedoria para ajudar a si mesmo ou aos outros, ela não é considerada como nada numa sociedade. Ter sabedoria e não partilhar é pior que não ter e procurar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s