O gato sou eu: conversa de motorista.

Partilha do livro ´´O gato sou eu´´ do autor Fernando Sabino

Eu li um capítulo do livro em que o título era: conversa de motorista. O capítulo falava de um motorista que apanhou um passageiro, mas este ao entrar no táxi, colocou-lhe a faca no pescoço, exigindo todo o dinheiro que tinha consigo. O motorista, embora com muito medo, manteve a calma e disse ao ladrão: com tanta gente nadando em dinheiro e você rouba de outro pobre feito eu. O ladrão respondeu: faço isso porque estou desesperado, não sou ladrão, mas tenho cinco filhos em casa morrendo de fome. O motorista continuo a tentar convencer o rapaz e fez-lhe a proposta de tirar apenas o dinheiro da gasolina e lhe entregava o resto.

O ladrão aceitou a proposta e largou a faca, o motorista por sua vez para ter a certeza de que ele estava a falar a verdade resolveu ir com ele para o supermercado, para a surpresa dele o suposto ladrão comprou somente géneros de primeira necessidade, depois o suposto ladrão fez questão em convida-lo para visitar o buraco em que ele vivia. O motorista encontrou cinco meninos maltrapilhos e famintos, ficou muito revoltado e comovido com a miséria que acabara de presenciar, ele tirou a conclusão que o suposto ladrão não tinha outra solução senão roubar.

 

A minha impressão sobre a história: ao ler essa pequena história eu pude perceber que muitas vezes o desespero leva as pessoas s a cometer actos ilegais ou irracional, e que a pobreza e um dos factores que condiciona o individuo a roubar, e que a compreensão e o saber comunicar pode persuadir a mudança de atitude e ao mesmo tempo é uma sabedoria.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s