“o primo Basílio” – Eça de Queiroz

 

O livro conta a história de uma mulher chamada Luísa, que durante a viagem do seu marido o trai com o primo dela chamado Basílio. Basílio tinha um lugar secreto em que se encontravam para que ninguém pudesse desconfiar, e o denominavam de “paraíso“, depois de cada encontro ele sempre a mandava uma carta.

Luísa tinha uma empregada que se chamava Joana, que descobriu as cartas do Basílio enviadas para a Luísa. Joana então começa a chantaja-la, pedindo dinheiro para não contar ao seu marido sobre a traição, Luísa desesperada, não sabendo o que fazer conta toda a história da traição ao seu amigo. Ao saber da chantagem ele então resolve a ajudar, ele então obrigou a Joana a revelar o esconderijo das cartas, Joana ficou desesperada e acidentalmente foi atropelada e morreu.

Depois da notícia da morte da Joana de ter as cartas resgatadas, Luísa destrui todas as cartas julgando estar livre da possibilidade de seu segredo ser revelado. Passado alguns dias Luísa começou a ficar doente e consequentemente a ter delírios constantes.

Um certo dia chegou uma nova carta, e desta vez foi parrar nas mãos do marido, que ficou desorientado sem saber o que fazer. Depois desse episódio, Luísa ficou ainda mais doente, passou algum tempo muito doente e tendo delírios, foi padecendo até a morte.

 A minha impressão

A minha impressão  sobre essa história é que muitas vezes as pessoas tem tudo o que precisam, são felizes e não sabem, agem por impulso e pelas vaidades da vida sem pensar nas tardias consequências, que podem fazer das suas vidas um autêntico inferno. Ao ler esse texto percebi que há erros na vida que nunca podem ser reparados, que por isso devemos pensar duas vezes, antes de fazer algo apenas por vaidade ou por um simples prazer passageiro.

Nilde Azevedo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s