Os três conselhos do autor Regeres Magno

 

O livro conta a estória de um casal (João e Maria) que apesar de serem muito pobres, amavam-se muito um ao outro, tinham-se casado recentemente, quando desesperado João tomou a decisão de sair de casa e andar pelo mundo a procura de um emprego digno para dar uma vida digna á sua mulher, antes do João partir fizeram juras de amor eterno, e prometeram fidelidade um ao outro.

João então sai de casa em busca de uma vida melhor, andou por varias paragens mas não encontrou nenhum emprego, até que chegou a uma fazenda muito distante, ali encontrou um Senhor chamado Eliseu, que era dono da fazenda e lhe ofereceu um emprego. O João fez uma proposta com o seu patrão: ele pediu-lhe que apenas o entregasse o seu salário apenas quando ele achasse que era tempo de voltar á sua terra. Depois de 20 anos trabalhando duro naquela fazenda, resolveu que era momento de voltar á sua terra. Então pediu ao seu patrão o salário acumulado, Então pela sua surpresa, seu patrão fez-lhe uma proposta: disse-lhe que tinha três conselhos para lhe dar, mas que ele tinha que escolher entre os conselhos ou o salário, pois se lhe desse o salário, não o daria os três conselhos, e se lhe desse os três conselhos não lhe daria o salário, ele lhe deu um dia para pensar na escolha. Na manhã seguinte o João decidiu que abriria mão do salário, pois queria os três conselhos.

Então o seu patrão deu-lhe os seguintes conselhos: primeiro: “nunca queime atalhos, pois caminhos mais curtos podem- lhe custar a vida“; segundo:“ nunca seja curioso para aquilo que é mau, a curiosidade para o mau é fatal“, terceiro:“ nunca tome decisões em momento de ódio e de dor, pois pode se arrepender e ser tarde demais“. Depois de ouvir todos os conselhos, o seu patrão deu lhe dois pães para comer durante a viagem, e lhe deu um outro pão e lhe disse que aquele ele só deve comer juntamente com a sua esposa quando chegar á casa. O João então despediu-se e prossegui a sua viagem.

Durante a sua caminhada, João encontrou um homem que lhe disse que havia um outro caminho, mais perto e lhe pudesse poupar dez dias de caminhada, mais João lembrou-se do primeiro conselho do seu patrão e decidiu não optar pelo caminho mais curto, encontrou um outro homem e perguntou- lhe se havia mesmo um caminho mais curto por outro lado, o senhor disse-se lhe que havia, mais que não era seguro, pois que havia muitos assaltos e mortes. João então continua o seu caminho, e resolveu parar para se hospedar numa pensão, durante a noite ouviu gritos estranhos, pensou em se levantar para saber o que era, mais lembrou-se do segundo conselho, do seu patrão e então decidiu não levantar para saber o que era. Na manhã seguinte, a dona da pensão perguntou- o se não tivesse ouvido gritos durante a noite, ele disse que sim, mas que não se levantou, então a dona da pensão disse-lhe que ele era o primeiro hóspede a sair vivo dali, pois ela tinha um filho lobisomem, que matava todos os hóspedes que se atreviam a sair á noite.

João continuo a sua caminhada e finalmente, chegou a sua casa, mais ao aproximar-se viu a sua mulher com um outro rapaz a fazer lhe caricias, João, ficou com muita raiva, porque pensou que era o amante dela, ele pegou numa faca e resolveu que iria matar os dois, mas ao aproximar-se lembrou do terceiro conselho do seu patrão e largou a faca, mais resolveu entrar na casa para dizer á Maria que ele foi fiel e ela não. Quando entrou, ainda com muita raiva começou então a gritar com a mulher acusando-a de infidelidade, mas o que ele não sabia era que o rapaz que ele viu era seu próprio filho, então a mulher explicou que quando ele foi embora, ela já estava grávida.

O João então começou a chorar, e percebeu que os três conselhos tinham- lhe salvado á vida e impedi-lo de cometer um erro terrível.

João e sua família sentaram á mesa ele tirou o pão que patrão lhe teria dito para comer com á sua família, ao repartir o pão encontrou dinheiro dentro da massa, pois era todo o seu salário. 

Nilde Azevedo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s