Os Flagelados Do Vento Leste

O livro que eu escolhi para ler e partilhar é o livro “ Os Flagelados Do Vento Leste” do autor Manuel Lopes. Eu li o Capítulo Chuva, este capítulo descreve a situação que a população da região Norte do Porto Novo, Na ilha de Santo Antão vivia numa época de seca.

As terras estavam muito secas porque havia muito tempo que não chovia e a população não tinha muitas condições de sobrevivência. Mas mesmo assim, não perderam a esperança e acreditavam que a chuva cairia a qualquer momento.

Havia um senhor chamado José da Cruz, que sempre acreditava que Deus não esqueceu do povo, ele sempre falava de esperança para consolar os outros companheiros. Uma noite, ele sonhou que tinha chovido muito e que as terras estavam prontas para sementeira, no dia seguinte, foi contar o sonho a um senhor mais antigo da vizinhança e ambos ficaram animados.

Depois de alguns dias, houve chuva em abundancia e todos os camponeses da região preparam para a sementeira, mas a chuva deixou alguns estragos e os camponeses esperaram a terra secar um pouco para começar a lançar as primeiras sementes. Os camponeses estavam confiantes com o resultado da chuva, após a sementeira os meninos mais novos passaram a frequentar as terras para impedir a destruição das plantas por parte dos corvos.

Reflexão: muitas vezes limitamos a escolher livros que não estão relacionados com a nossa história e acabamos por nos afastar um pouco da nossa realidade. A leitura desse livro fez-me conhecer mais sobre a realidade e a história que se passaram na época das secas em Cabo Verde.

Syvian De Fátima Antunes

07-06-13

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s