“Silêncio em chamas”/ José Freitas

O livro que vou partilhar é do autor Angolano José Freitas e o título é “ Silêncio em chamas”. O livro conta a história de um senhor chamado Ndunda. Ndunda estava em casa e de repente chegaram uns policiais à procura do seu filho Kandjaia que era apontado pelos policiais como um “terrorista”. Ele disse que o filho saiu de manhã e levou as coisas dele. Os policiais não acreditaram no que Ndunda disse e então resolveram leva-lo para a cadeia para ver se conseguiriam obter alguma informação sobre Kandjaia.

Os outros homens da aldeia souberam que Ndunda foi preso e foram para a delegacia pedir que soltassem o velho Ndunda porque não fazia mal a ninguém, pelo contrário, era visto como uma referência na aldeia. O chefe da delegacia não fez nada para soltar Ndunda.

Quando o chefe foi interrogar Ndunda, ele disse que não sabia onde o filho estava e não sabia nada do que ele fazia. O chefe torturou o velho e mesmo assim ele continuou em silêncio.

Quando Kandjaia soube que o pai foi preso, foi procurar o seu tio para se aconselhar e este disse-lhe para continuar escondido. Ele não fez nada para ajudar o pai e nem sequer procurou saber de notícias. Ndunda ficou preso durante quatro anos e em nenhum momento falou sobre o filho. Ele foi solto porque tinha uma doença contagiosa, regressou para casa e depois de algum tempo morreu.

______________________________________________________________

Reflexão: Não é justo uma pessoa responder por um crime que não cometeu, o pai foi preso no lugar do filho e o filho não teve consciência de se entregar para salvar o pai. Isso mostra que devemos assumir as nossas responsabilidades e não passar por cima de ninguém.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s